segunda-feira, 18 de junho de 2012

Um aprendizado que fica e transforma

Faculdade do Vale do Jaguaribe
Curso: Arte- Educação e Cultura na Escola
Disciplina: Fundamentos e Práticas de Teatro-Educação
26/05/12- 02/02/12-16/06/12


Com esta disciplina o Professor Nonato Santos  nos levou a uma dimensão mais profunda do que é o jogo, fazendo-nos refletir sobre essa prática não só nas aula de arte que a  escola proporciona, mas que podemos aplicá-la nos diversos espaços da sociedade, como uma empresa. Através dos slids atravessamos as fronteiras do tempo para entendermos como era o espaço do teatro de arena na Grécia, e as diversas maneiras que os atores encenavam em um lugar tão amplo e perfeito arquitetado pelos helenos. Fomos informados que o teatro a italiana foi planejado pelos burgueses italianos, criando assim a caixa cênica, inibindo os atores de atuarem nas praças, e para o povo. Com a caixa cênica foram feitos os chamados camarotes para demonstrarem superioridade e poder. Sem esquecermos do teatro elizabetano, onde Shakespeare montou as suas fabulosas peças de teatro. Ao final da disciplina saimos da visão macro do que conheciamos do "Jogo", e ampliamos o nosso conhecimento ao entendermos a pesquisa do historiador neerlandês Johan Huizinga, quando escreveu em 1938 o livro "Homo Ludens  o  jogo como elemento da cultura". Levando-nos aos diversos caminhos que o jogo pode estar na vida do homem.

Manuel Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário