sábado, 12 de maio de 2012

Políticas Culturais


Faculdade do Vale do Jaguaribe
Pós-Graduação em Arte Educação na Escola
Disciplina: Políticas Culturais
Professor: Kleiton Santiago




Na disciplina Políticas Culturais apresentada pelo Professor Kleiton Santiago, vimos o quanto devemos aprender para entender o que é a política e a cultura do nosso país, e de como uma sociedade organizada culturalmente torna-se  mais festiva a vida de um povo, através de suas manifestações artísticas para  expressar-se. E de que maneira devemos entender a opinião dos especialistas que apontam melhorias de ações nas políticas públicas, e acima de tudo qualificar os profissionais. Havendo um interesse social e pessoal por parte dos gestores de cada esfera, sejam elas federal, estadual e municipal. Nos chamando atenção  que é necessário fomentar a cultura, de um modo geral que haja um olhar e uma permanência de público para as produções locais quando estiverem com seus espetáculos em cartaz.
Fizemos uma discussão muito produtiva com a revisão do vídeo  A Servidão Humana que nos trás muitos questionamentos a respeito de como o homem  é escravo da sociedade em que vive, e de que forma as classes  sociais estão suscetivas a uma sociedade de tantos contrastes sócio-culturais.

Manuel Lima


"Não é só a riqueza de um bem material, mas de um bem social." Kleiton Santiago 







O que é política cultural?




Antes de mais nada, é necessário definir o que seja política e o que sejacultura. Todos nascem com a necessidade de um relacionamento interpessoal, por isso o homem é capaz de se organizar, de construir uma sociedade, e sendo participante dessa sociedade é capaz de influenciar nas decisões desta, e isso é aessência da palavra “política”. Já a cultura é definida como sendo as características de um determinado povo, em uma determinada região, é aquilo que diferencia um grupo de pessoas dos demais.É importante destacar que a cultura foi censurada pela política, vários pensadores, e cientistas não puderam expressar suas idéias, devido a imposição deum poder absolutista. Muitos pensadores buscaram soluções para a crise em queestavam envolvidos politicamente, e gastaram muito tempo em achar respostas racionais  para  o  problema.

O Estado Novo foi o período ditatorial assumido por Getúlio Vargas, um homem pessoalmente simpático. Mas para defender esta “política cultural” o ditador teve que destituir de cargos e funções além de perseguir, prender e expulsar osgrandes intelectuais do Brasil para fora do país.Na atualidade a discussão sobre política cultural atinge outros universos. Esforços são empregados na concepção de cultura e da sua importância. E mesmo que uma cultura seja diferente, ela o se anula, pelo contrio, tende fortalecer-se.
http://pt.scribd.com/doc/4109051/O-que-e-politica-cultural
Júlio César Marques e Luciano  Lopez  Zaniz

Nenhum comentário:

Postar um comentário